Cartão de ponto automático no Excel

Atualizado: 15 de jun.

Certa vez trabalhando em uma empresa que prestava serviços pelo Brasil, surgiu a necessidade de se criar um cartão de ponto para os trabalhadores que estavam fora e que não "batia" o ponto.


Com isso alguns modelos foram surgindo e sendo aprimorados, e venho disponibilizar um modelo em que ao se a alterar a data de fechamento as formulas do Excel se modificam e indicam os feriados e os finais de semana.


O modelo e bem simples porem precisa se adequar a região e a realidade de cada empresa, por exemplo pode-se ocorrer que mostre que é feriado no dia do aniversario da minha cidade JACAREÍ-SP que no caso é no dia 23 de março, este campo precisa ser alterado e modificado para o aniversario da cidade da sua empresa ou retirado.


Não irei entrar em muitos detalhes sobre as formulas, deixarei isto para outro post, mais irei falar como se formata o cartão.


Primeiramente baixe o arquivo no link abaixo:



Logo de cara vemos o cabeçalho, com o nome do colaborador e a data de entrega do cartão.

No exemplo esta dia 16, que era a data de fechamento do mês da empresa em que eu trabalhava, podendo modificar para qualquer data dentro do mês,


Em seguida vem o "corpo" do cartão, DATA, DIA DA SEMANA, HORA DE ENTRADA, SAÍDA PARA ALMOÇO, RETORNO DO ALMOÇO E SAÍDA, no campo seguinte como eramos uma empresa que prestava serviços para diversos clientes este campo era importante para localizar aonde o colaborador estava e verificar possíveis adicionais e logo apos a autorização em caso de hora extra. Lembrando que os campos clientes e autorização podem ser modificados para adequar a realidade da empresa, não recomendamos modificar os outros campos para evitar possíveis erros nas formulas.

Em seguida vem os campos para periculosidade/insalubridade e observações, e a autorização para as horas extras.

Novamente lembrando que este cartão de ponto foi criado para a realidade da empresa, o mesmo pode ser modificado para sua realidade, nosso foco é apenas ser uma fonte de inspiração.


Em posts futuros vamos ensinar como funciona as formulas e como formatar as mesmas.


Cartão de ponto Matriz
.xlsx
Download XLSX • 59KB