Modelo de OS e como elaborar uma Ordem de Serviço da NR-01
top of page

Modelo de OS e como elaborar uma Ordem de Serviço da NR-01

Muitas vezes o primeiro contato entre o novo colaborador e a segurança do trabalho é feito através da Ordem de serviço. Uma forma das duas partes se resguardarem com seus direitos e seus deveres entre empregado e empregador.


A norma regulamentadora 01, Art. 1.4.1 alínea C determina que o empregador elabore ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho.

“cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores”.



Esta Ordem de serviço referida na NR01 difere das OS realizadas diariamente para registrar algum serviço que foi realizado ou indicar um serviço que sera realizado.


A Ordem de serviço da NR01 refere-se a função do colaborador e as atividades em que o mesmo ira realizar. Com os riscos que estará exposto, orientações de segurança, EPI's, programas de segurança, dentre outros.


Em muitas empresas na ausência do SESMT cabe ao RH e o DP realizar o preenchimento de tal documento.


Sem mais delongas vamos ao passo a passo de como preencher.


De início terá um campo para preenchimento básico, com nome, função e setor, e logo abaixo um termo de responsabilidade.

ordem de serviço nr 1

Em seguida vem a descrição da função.

De exemplo utilizei uma descrição para um soldador:


ordem de serviço nr 1

Logo após, temos os campos para descrevermos os riscos ocupacionais que o trabalhador possa ficar exposto, os Planos, Programas e Documentos de segurança necessários para as atividades, como, por exemplo (PPRA, PPR, PCMS) e mais abaixo vem as orientações de segurança.



Como exemplo abaixo:


ordem de serviço nr 1

Apos feito isso, o campo a seguir tem algumas observações como por exemplo "ANTES DE INICIAR AS ATIVIDADES DEVE-SE PREENCHER X DOCUMENTO"


Conforme exemplo abaixo:



E para finalizar vem as assinaturas de responsabilidades, de quem elaborou e do funcionário e os históricos de alterações.


modelo de ordem de serviço nr 01

Lembrando que, todos os campos são editáveis então qualquer sugestão de melhoria ou caso queira ajustar algum campo a realidade da sua empresa.


Informações gerais

A Ordem de Serviço deve ser feita por função, e seguindo a individualidade de cada funcionário, por exemplo, a empresa pode ter vários auxiliares administrativo porem cada um exerce uma função e pode estar exposto a riscos diferentes. Ate mesmo operadores que possam vir a operar maquinários diferentes.


As OS's devem refletir com a realidade da empresa e em caso de mudança a mesma deve ser emitida novamente com as novas alterações.



Para baixar nosso modelo basta clicar no link abaixo.


OS MODELO
.xlsx
Download XLSX • 15KB

bottom of page