O que são riscos ocupacionais?

Atualizado: 15 de jun.

Riscos ocupacionais são potenciais ameaças à vida ou à saúde dos funcionários, decorrentes de elementos e condições presentes no ambiente de trabalho.


Conforme define a Fundacentro risco é a:

“Combinação da probabilidade de ocorrer lesão ou agravo à saúde causados por um evento perigoso, exposição a agente nocivo ou exigência da atividade de trabalho e da severidade dessa lesão ou agravo à saúde”.



Considerando qualquer situação de algum elemento presente no ambiente de trabalho (máquinas, produtos químicos, calor, ruído etc.) ou circunstância (excesso de horas de trabalho, falta de uso de EPI’s, EPC’s, layout, ato inseguro, condições inseguras etc.) presente que esteja relacionada com um processo ou ambiente de trabalho que possa causar danos à saúde, um acidente de trabalho, doenças ocupacionais ou danos sociais ou psicológico dos trabalhador e ate mesmo danos ambientais.


Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonómicos e mecânicos/acidentes.


Os riscos são classificados por cores e foi criada para padronizar as informações sobre as fontes de perigo presentes em cada departamento ou local de trabalho.

Sendo elas:

  • Vermelho: risco químico

  • Verde: risco físico

  • Marrom: risco biológico

  • Amarelo: risco ergonómico

  • Azul: risco de acidentes ou mecânico.