Check-List de Ferramentas - Furadeira
top of page

Check-List de Ferramentas - Furadeira

Inspecionar suas ferramentas e equipamentos antes de realizar qualquer atividade é algo indispensável. Um equipamento danificado ou com defeito seja qual for, pode expor os trabalhadores a um risco de acidente. Com instrumentos de trabalho devidamente e frequentemente inspecionados, as atividades podem ter muito mais qualidade e segurança tanto para quem executa tanto para quem esta ao redor.



Neste post disponibilizaremos um check-list para uma ferramenta muitas vezes subestimadas a FURADEIRA.


Uma ferramenta elétrica rotativa que com um fio descascado, um gatilho de acionamento em mal estado de conservação pode expor o trabalhador a diversos riscos durante sua jornada de trabalho.


O que é inspecionar?


É o ato de observar cuidadosamente um objeto, no nosso contexto inspecionar e verificar certos pontos de um equipamento, para que se possa encontrar falhas, danos e riscos que se possa estar exposto a utilizar tal equipamento.


A inspeção preventiva também pode se antecipar a possíveis acidentes e quando feitas de forma regular, elas ajudam na criação de uma cultura de segurança e prevenção. Esta inspeção pode ser feita antes de se iniciar a atividade no local de trabalho ou ate mesmo antes de retira-lo do almoxarifado.



Como preencher um check-list?


Existem diversos tipos de ferramentas e em cada uma delas precisa de uma inspeção em pontos específicos.

No nosso check-list consta pontos importantes para a segurança do trabalho com furadeira, então vamos la.

Primeiramente baixe o arquivo abaixo:


Apos feito isto, abra o mesmo, e vamos começar a preencher o cabeçalho.

No campo "logo empresa" adicione o logo da sua empresa.

Logo abaixo preencha a TAG DO EQUIPAMENTO ou o NUMERO DE SERIE. Este campo e importante porque no seu controle pode se ter diversas furadeiras e cada um precisa do seu próprio numero de "RG", seguindo vem o campo de responsável pelo equipamento, o operador que ira utiliza-la. Ao lado tem o campo "DATA" que se insere a data de quando foi retirado o equipamento.



Apos feito, terá o campo observações, onde se pode registrar diversas observações como por exemplo a atividade, EPIs adicionais para realizar a atividade e os defeitos encontrados.


Logo ao lado do cabeçalho tem uma imagem do equipamento com números e abaixo a legenda de cada numero.



O numero 1, refere-se ao gatilho acionador da furadeira, o mesmo deve-se estar em bom estado de conservação e funcionando perfeitamente;

O 2 pode ser em qualquer parte do corpo do equipamento, sendo o numero de serie e/ou tag ou numero de patrimônio, para que o trabalhador possa se identificar qual equipamento ele esta utilizando;

O numero 3, caso a furadeira tenha manopla, verifica-se se ela esta presa e em bom estado de conservação;

O 4 se o mandril esta fixando a broca corretamente;

O 5 verifica o plug e o cabo do equipamento verificando possíveis danos no mesmo;

O numero 6 verifica o estado da chave mandril;

O 7 verifica se o mandril esta preso junto ao equipamento ou não;

O numero 8, verifica a disponibilidade da liberação do serviço, se a PT ou APR esta liberada e se o trabalhador esta ciente dos riscos que esta exposto; e

O numero 9 e um visto do operador do equipamento.



Lembrando que toda o check-list e editável podendo modificar qualquer campo para se adequar a realidade da empresa.


CHECK LIST FURADEIRA
.xls
Download XLS • 206KB

bottom of page