Modelo de Analise Preliminar de Risco - APR
top of page

Modelo de Analise Preliminar de Risco - APR

A Análise Preliminar de Riscos tem como objetivo identificar os riscos da atividade. É uma análise detalhada das etapas do processo do trabalho.



Elaboramos um modelo simples, feito em planilha do Excel. O modelo conta com campos para incluir riscos adicionais, características da tarefa, EPis obrigatórios, e campos para preenchimento detalhado da atividade e seus riscos.


Como preencher uma APR?

No modelo que disponibilizamos é bem simples. Se inicializa preenchendo dados do local onde vai ser realizada a tarefa, serviço que sera feito, data e hora. Apos vem os campos de Riscos adicionais, como por exemplos TRABALHO EM ALTURA, TRABALHO CONFINADO, TRABALHO A QUENTE dentre outros. Logo ao lado vem o campo de características da tarefa, se é uma obra civil, algum trabalho de manutenção dentre outros. Abaixo vem o campo de EPI's obrigatórios basta apenas clicar na caixa ao lado do EPI que ele sera marcado.Prosseguindo vem o campo de produtos químicos, se serão utilizados, quais serão utilizados, para que serão usados e os cuidados necessários para a utilização.

Seguindo vemos os passos da tarefa, o primeiro campo "Descrição passo-a-passo da tarefa" você tara que descrever oque sera feito, como por exemplo TRANSPORTAR AS FERRAMENTAS ATE O LOCAL DE TRABALHO, apos feito isso vem os "Riscos identificados" terá que analisar a tarefa e identificar qual o risco o trabalhador estará exposto, seguindo nosso exemplo, os riscos que ele estará exposto ao transportar as ferramentas RISCO ERGONÔMICO, BATIDA CONTRA, QUEDA DE MATERIAL SOBRE OS PÉS dentre outros. E em seguida "Precauções para evitar acidentes" seguindo podemos para evitar riscos ergonômicos UTILIZAÇÃO DE CARRINHO MANUAL PARA TRANSPORTAR FERRAMENTAS e/ou NÃO TRANSPORTAR PESO MAIS QUE O PERMITIDO.

E no fim, preencher os campos dos executantes, do elaborador desta APR e dos responsáveis, da segurança e da área.



Por fim, esta APR e totalmente editável sendo possível modificar qualquer campo para adequar as necessidades da sua empresa.


APR MODELO
.xlsx
Download XLSX • 36KB



bottom of page