DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO - FRANK BIRD

Atualizado: 15 de jun.

No post de hoje vamos disponibilizar um dashboard simples de segurança do trabalho para você poder visualizar de forma simples onde mora o problema na sua empresa, seja por turno, por semana, tipo de ocorrência entre outras visualizações.



DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Como todas os documentos disponibilizados aqui no blog, este dashboard é totalmente editável, vamos dar uma breve explicações sobre os dados apresentados e como você pode alterar para sua realidade.


PRIMEIRO: Reportes POR MÊS

DASHBOARD DE ACIDENTES DO TRABALHO

Este campo apresenta um compilado de ocorrências por mês, cada cor e o textos representados de acordo com a teoria de pirâmide de bird. Para editar os textos basta ir à guia configurações gerais e editar a tabela, podendo alterar os textos para os nomes em inglês representado na teoria, misconduct,near miss, material damage, minor accident e major accident. Esta visualização serve para ter uma visualização global por meses.

DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO



SEGUNDO: Reportes POR SEMANA

DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Este campo julgo muito importante, pois eles nos mostra qual semana estamos tendo mais reportes, com isto podemos tirar algumas conclusões, por exemplo, a última semana é a mais perigosa, podemos associar ao fim do mês de produção e todo esforço para bater metas etc. Para editar este campo basta ir à guia CONFIGURAÇÕES SEMANA e editar o campo que julgar.


TERCEIRO: Reportes ATOS INSEGUROS X CONDIÇÕES INSEGURAS

DASHBOARD DE ATOS INSEGUROS

Como o próprio nome já diz é uma comparação sobre os atos e condições inseguras, estas imagens podem ser facilmente substituída por outras que encontramos na Internet, e para editar estas infos, basta ir nas configurações gerais e ir à tabela atos e condições.


QUARTO: PARTES LESIONADAS

DASHBOARD DE ACIDENTES

Assim como o anterior o nome diz tudo, referi-se as partes do corpo atingidas por acidentes, seja ele leve ou grave, para adicionar um novo título basta criar uma caixa de texto colocar o nome da parte e fazer um link com fórmulas do excel na tabela que se encontra nas configurações gerais, a imagem também pode ser substituída por outras encontradas na internet.


QUINTO: PIRÂMEDE DE FRANK BIRD

PIRAMEDE DE FRANK BIRD NO EXCEL

Esta visualização refere-se a pirâmede de frank bird onde se classifica as ocorrências, caso você não conheça esta teoria temos um post simples dedicado para ela aqui no blog. Teoria da Pirâmide de Frank Bird.




SEXTO: Reportes por SETORES

DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Este campo é mais um super importante para as análises dentro da sua empresa: ONDE MORA O PROBLEMA! Um gráfico de rosca onde nos mostra os reportes por setor, para você conseguir identificar de onde vem a maioria dos reportes e qual o local com maior risco para os trabalhadores, para que você possa pensar em estratégias e campanhas para conscientização e ate conseguir verbas para investimento em itens de segurança para estas áreas. Lembre-se de modificar os setores para se enquadrar a sua empresa, o apresentado na planilha é somente um exemplo, para mudar basta ir em configurações de setor e modificar a planilha abaixo que as mudanças serão feitas automaticamente:

DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SETIMO: Reportes POR TURNO

DASHBOARD DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Qual turno é o mais perigoso? Ou qual turno participa mais na segurança? É oque este campo nos mostra, caso sua empresa não tenha outros turnos, você pode modificar este campo para manhã e tarde e ver se o risco é maior antes ou depois do almoço e associar isto ao cansaço de final de turno ou ao sono do começo do turno... Tudo vai da sua análise para tentar identificar os problemas antes que se tornem acidentes.


BAIXE A PLANILHA



DASHBOARD - PIRAMEDE DE FRANK BIRD
.xlsx
Download XLSX • 573KB

O grande intuito desta planilha como um todo é compilar todas as informações para vocês poderem montar relatórios trimestral, semestralmente ou ate anualmente, e apresentar para a equipe ou alta gestão e planejar os trabalhos da segurança e identificar os possíveis problemas e tentar sana-los antes que se tornem uma dor de cabeça maior.