top of page

Modelo de APR e treinamento de furadeira - baixe grátis

No post de hoje, iremos abordar uma ferramenta muito utilizada em quase todos os trabalhos porem que apresentam vários riscos, A FURADEIRA. Além de disponibilizarmos uma APR e um TREINAMENTO de utilização correta da furadeira.

 


Dominando o Uso da Furadeira: Um Guia Abrangente e a Importância da Análise de Risco

TREINAMENTO NR-12

A furadeira é uma ferramenta versátil e indispensável em diversas atividades tanto do ramo da manutenção quanto da civil. Muito das vezes a furadeira tem seus riscos menosprezados, no entanto, sua eficácia e segurança dependem do treinamento adequado dos usuários. Neste post, exploraremos as práticas essenciais para o treinamento de utilização de furadeiras e a importância de realizar uma Análise Preliminar de Risco (APR) específica para essa ferramenta.


Conhecimento Básico da Furadeira:

Antes de iniciar a utilização do equipamento na prático, é crucial fornecer aos trabalhadores informações básicas sobre os tipos de furadeiras disponíveis, suas partes, e suas funções específicas. Compreender a diferença entre furadeiras de impacto, furadeiras de bancada e furadeiras sem fio é fundamental.


O treinamento deve abordar a importância de medidas de segurança, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), que no caso da furadeira devido aos riscos de ruídos e projeção de particular, o protetor auditivo e os óculos de proteção individual são essenciais. Os usuários também devem aprender a verificar a condição da furadeira antes de cada uso. Além de praticas seguras que devem ser adotadas antes de iniciar as atividades, como:



Instruções Gerais para uso de ferramentas:

  1. Proibido o uso de adornos, manga longa com o punho solto, camisa fora da calça e cabelos longos, neste caso, amarrar ou utilizar redinha;

  2. Não faça reparos na máquina, acione a manutenção responsável;

  3. Realizar check-list quando aplicado;

  4. Mantenha a máquina e o local de trabalho limpos; 

  5. Não permita que pessoas não autorizadas operem a máquina;

  6. Não retire as proteções existentes na máquina, a não ser para troca de ferramentas;

  7. Notifique a Liderança qualquer anomalia observada na máquina;

  8. Nunca utilize ferramentas inadequadas ou em más condições, não improvise.

Instruções Especificas para uso de furadeira:

  1. Antes de utilizar a máquina, verifique as condições gerais cabos de energia, botões de acionamento e de emergência, sistema de refrigeração e proteções existentes;

  2. Utilizar a velocidade de rotação correta de acordo com o plano de processo;

  3. Use sempre óculos de segurança durante a operação com a furadeira;

  4. É proibido utilizar as mãos para retirada de cavacos, utilize gancho adequado, escova, ou vassoura, e somente com a máquina desligada;

  5. Trave as fontes de energias antes de realizar intervenção de reparos na máquina;

  6. Desligue a máquina para troca de ferramentas, peças, fazer medidas, limpeza ou caso identifique uma condição insegura;

  7. Nunca posicione suas mãos ou qualquer parte do corpo onde seja possível o contato com os pontos de operação da máquina;

  8. Mantenha a máquina desligada quando não estiver em uso;

  9. Nunca utilize as mãos para frear o movimento do mandril.




APR PARA FURADEIRA

Análise Preliminar de Risco (APR) para Furadeira, por que é importante?

A Análise Preliminar de Risco (APR) é uma das principais ferramentas da segurança do trabalho e deve ser uma grande aliada em todas as empresas, a ferramenta é essencial para identificar e mitigar possíveis riscos associados ao uso de maquinas e equipamentos e no caso os riscos das atividades com furadeira. Aqui estão alguns pontos a considerar:


Cada tarefa de perfuração pode apresentar riscos específicos. A APR permite a identificação antecipada desses perigos, como o risco de quedas, lesões por objetos voadores ou a possibilidade de danificar estruturas elétricas.


Com base na análise de risco, medidas preventivas podem ser implementadas. Isso inclui o uso adequado de EPI, sinalização apropriada da área de trabalho e a instalação de dispositivos de segurança adicionais, se necessário.


Ao combinar um treinamento abrangente com uma análise de risco específica, os usuários estarão mais preparados e conscientes ao utilizar furadeiras, minimizando os riscos associados a essa ferramenta poderosa. A segurança é uma responsabilidade compartilhada, e investir tempo e recursos em treinamento e análise de risco é uma garantia de um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo.


BAIXE A APR DE FURADEIRA EDITAVEL ABAIXO GRATUITO




APR 01 - FURADEIRA rev.01
.docx
Download DOCX • 53KB

bottom of page