top of page

Baixe o modelo de PGR Gratuito

Recentemente fizemos um post onde disponibilizamos um modelo atualizado de PGR mais completo e mais abrangente para que você possa utilizar na sua empresa, no post de hoje vamos mostrar como você pode estar preenchendo cada campo do PGR é deixa-lo o mais completo possível.



1 - PREENCHENDO A CAPA - Nos campos em vermelho preencha os dados da sua empresa ou do seu cliente, como O NOME DA EMPRESA o CNPJ e a DATA DE EMISSÃO.


MODELO DE PGR GRATUITO

2 - NO CAMPO 2. INSIRA OS DADOS CADASTRAIS DA EMPRESA - Como razão social, CNPJ, Endereço, contatos e o CNAE.


No grau de risco você pode consultar a NR-04 e verificar o grau de risco da empresa de acordo com o CNAE dela.


MODELO DE PGR GRATUITO

3 - DESCREVENDO O AMBIENTE DE TRABALHO


MODELO DE PGR GRATUITO

No item 8. a primeira tabela refere-se a descrição do setor, vamos a um exemplo, um setor administrativo onde possui equipamentos como computadores e impressoras podemos descrever da seguinte forma:


Ambiente construído em alvenaria, paredes e cobertura em alvenaria, divisórias em MDF e piso cerâmico; ventilação natural e artificial por meio de ar condicionado; iluminação natural e artificial através de lâmpadas LED/fluorescentes, com computadores e impressoras.


Porém vale lembrar que o eSocial limita tal descrição a 99 caracteres, onde podemos resumir tal descrição a:


Sala climatizada, com iluminação artificial, com equipamentos e mesas.


Ficando a critério do prevencionista, porém é sempre valido deixar o PGR o mais completo possível.


Já a segunda tabela seria o MAPA DE RISCO, onde indicaríamos o risco do setor o nível deste risco e as medidas ADMINISTRATIVAS ou EPI/EPC.


Por exemplo:


MODELO DE MAPA DE RISCO

E assim por diante, preenchendo os riscos de cada setor da empresa.


Já a terceira tabela, temos as funções por SETOR, onde podemos usar como exemplo o SETOR ADMINISTRATIVO que possui as funções de AUXILIAR ADM, ANALISTA ADM...


4 - INVENTARIO DE RISCOS OCUPACIONAIS (IRO)


No item 9 entramos no inventario de riscos, onde todos os riscos observados devem ser anotados e preenchidos conforme a legenda de cada coluna.


PGR - INVENTARIO DE RISCO

Vamos continuar com nossos exemplos, a colaboradora que tem a ocupação de AUXILIAR ADMINISTRATIVO e trabalha no setor ADMINISTRATIVO.


Na coluna fator de RISCO podemos colocar o AGENTE ERGONOMICO, ja na coluna ao lado os AGENTES DE RISCOS podemos indicar as POSTURAS INADEQUADAS, ILUMINAÇÃO DEFICIENTE e o STRESS, lembrando que é só um exemplo, na FONTE GERADORA, colocamos o que causa tais riscos, para as posturas inadequadas podemos indicar o MOBILIARIO como uma fonte, para a iluminação podemos colocar ARRANJOS FISICOS DEFICIENTES e para o stress as ALTAS CARGAS DE TRABALHOS, são a fonte do risco. Na coluna ao lado colocamos os possíveis danos a saúde que os riscos causam, no caso do risco ergonômico, o foco é nas dores e doenças musculares, na fadiga e problemas psicológicos, além de muitos outros.


As medidas de controle são as mesmas indicadas no MAPA DE RISCO, como no caso pausas nas atividades, ginastica laboral além de diversas outras.


No limite de tolerância e as avaliações quantitativas vai de acordo com as medições exigidas pelas normas vigentes, como a NR-15/NR16 e outras normas da FUNDACENTRO.


A severidade x probabilidade será baseada de acordo com a matriz de risco que no modelo deixamos as tabelas no campo 7.  MATRIZ DE RISCO


PGR - INVENTARIO DE RISCO

5 - DANOS À SAÚDE - a fim de melhorar a consulta para elaboração do PCMSO os dados informados no inventario de risco devera ser preenchido nesta tabela, onde será posto o AGENTE, o RISCO e os DANOS À SAÚDE causado por estes.



MODELO DE PGR GRATUITO

6 - MATRIZ DE TREINAMENTOS - Nesta tabela, informaremos os treinamentos aplicáveis para cada função e sua periodicidade, conforme planejamento da empresa ou do SESMT.


MODELO DE PGR GRATUITO

7 - EPI POR FUNÇÃO - Esta tabela será indicado o EPI necessário para cada função e seu C.A


PGR EPI POR FUNÇÃO

8 - PLANO DE AÇÃO - Neste documento disponibilizamos uma tabela de plano de ação onde utilizamos o método 5W2H, sendo este um método eficiente para os planos de ações do SESMT pois ele traz objetividade e responsabilidade para os envolvidos na melhoria em questão.


PGR PLANO DE AÇÃO

O plano de ação é muito importante para que possamos trabalhar em cima de algum risco que nas analises possamos entender que seja um problema e tentarmos sana-los. No exemplo acima, a elaboração da AET por si só não seria a melhoria final, ao conclui-la novas pendencias podem surgir, como por exemplo, TROCAR AS CADEIRAS DO ESCRITORIO, MELHORAR A ILUMINAÇÃO, REALIZAR GINSTICA LABORAL, entre diversas outras melhorais.


Então com isto mostramos que o PGR deve ser um documento que mostre a real da empresa e que ele seja frequentemente atualizado a fim de realmente mostrar o que ocorre dentro de cada estabelecimento e quais os riscos estão presentes nas atividades laborais dos colaboradores.




BAIXE O MODELO DE PGR GRATUITO ABAIXO


PGR - MODELO BLOG
.docx
Download DOCX • 81KB

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page