Modelo de PGR - Programa de Gerenciamento de Risco
top of page

Modelo de PGR - Programa de Gerenciamento de Risco

No post de hoje vamos disponibilizar um modelo de PGR totalmente gratuito e editável para você que quer estudar o documento ou aplicar na sua empresa.




O documento é totalmente editável, lembrando que é apenas um modelo, você deve ajusta-lo da melhor forma para atender todas as exigências da sua empresa.


Para começarmos, temos a CAPA, onde você pode colocar o logo da sua empresa ou da empresa cliente, e nos campos em vermelho você edita de acordo com os dados da sua empresa, cidade, estado e ano de vigência.


O próximo campo é o sumário, nele consta todas as informações do corpo do documento, caso você faça alguma atualização basta ir no sumário e no botão Atualizar Sumário...


Seguindo para as primeiras informações do documento o campo 1. INFORMAÇÕES GERAIS, nele você deve colocar o nome da empresa cliente, cnpj, endereço, cnae e sua descrição e o número de funcionários. (todos os campos estão indicados em vermelho).



Após isso, nos demais campos do documento, vocês vão encontrar diversos campos com nome da empresa ou outra informação que precisarão modificar e todas estão indicadas em vermelho.


No item 6. MATRIZ DE RISCO existem algumas tabelas que podem ser modificadas de acordo com a metodologia que será aplicada na sua avaliação, no documento foi posto apenas exemplos.




Chegando aos campos onde vamos precisar preencher informações referentes ao local que se refere o PGR, vemos o campo inventario de riscos, aqui utilizamos a avaliação por GHE (GRUPO HEMOGÊNICO DE EXPOSIÇÃO) porem você pode utilizar qualquer tipo de método (POR SETOR, FUNÇÃO, UNIDADE...). (todos os campos em vermelhos)



Aqui vai um exemplo de como mais ou menos você deve preencher:



Seguindo no item 7.1 GHE 01 você deve colocar o nome do GHE conforme o preenchimento acima, por exemplo, 7.1 GHE 01 - ADMINISTRATIVO. Nas tabelas novamente os campos em vermelhos devem ser substituídos pelas informações dos cargos



Preenchimento como o exemplo abaixo, colocando a descrição de cargo de acordo com a função. CASO AS TABELAS NÃO DE PARA COLOCAR TODOS OS CARGOS BASTA COPIAR UMA E COLAR.



Seguindo vem a identificação de riscos, um campo muito importante do documento.




Para preencher este campo, segue algumas dicas:

  • Perigo/ fator de risco: colocar o risco ou perigo do GHE;

  • Grupo: Colocar o grupo pertencente (químico, físico, biológico, ergonômico ou acidentes);

  • Descrição: Coloque a descrição do risco, por exemplo (Ruído devido ao funcionamento de máquinas do setor);

  • Possíveis lesões ou agravos a saúde: Os danos que o risco/perigo pode ca


usar no trabalhador;

  • Fontes ou circunstancias: Seguindo o exemplo do ruído podemos colocar, por exemplo (Maquina de moer 5, processo de produção, maquina de corte...);

  • EPI: Os epis necessários para a atividade;

  • Critérios: Indica qual o critério utilizado;

  • Perfil de exposição: você deve colocar como a exposição ocorre, por exemplo (o operador fica em torno de 4 horas com a máquina ligada, após isto o ruído se torna ruído do ambiente...);

  • Data da medição, medição, Empresa, Técnica utilizada, equipamento: Caso seja uma avaliação quantitativa indique os resultados da medição nestes campos.


No campo AVALIAÇÃO DE RISCO deve-se utilizar as tabelas do campo 6. MATRIZ DE RISCO, e indicar o resultado do cruzamento da PROBABILIDADE / SEVERIDADE.




ABAIXO UM EXEMPLO DE PREENCHIMENTO:



Você devera fazer este processo para todos os riscos encontrados no GHE/EMPRESA.


Finalizando o preenchimento vamos para o plano de ação. O layout disponibilizado é bem simples de preencher, e caso se tenha vários planos de ação, basta copiar e colar e modifica-los. (como antes modificando os campos em vermelho)



Como exemplo:



O exemplo acima, refere-se a um treinamento de ergonomia (pode ser referente a qualquer risco) no calendário de ações a parte preenchida em cinza-chumbo indica o prazo de cumprimento destas ações no exemplo, 04/22 a 12/22.


E nas descrições, você devera preencher oque devera ser feito, como no exemplo:



Este plano de ação pode se referir a treinamentos, manutenções em equipamentos, cumprimento de uma norma obrigatória entre diversos outros temas.


E por fim basta preencher os campos indicados em vermelhos e o item 12. PLANO DE EMERGÊNCIA, e assinar o documento.


BAIXE O DOCUMENTO ABAIXO - MODELO DE PGR GRATUITO



MODELO PGR - DICAS DE GESTÃO
.docx
Download DOCX • 58KB

bottom of page